Fubebol na Praça
Equipe de futebol de 7 da APEBH dá um show de bola na praça da Savassi.
A manhã do último domingo, (11), foi diferente para todos que passaram na Praça da Savassi, Belo Horizonte. A equipe de futebol de 7 da APEBH fez uma apresentação ao público, que pode interagir e conhecer a modalidade paralímpica. Alunos da universidade UEMG, de Ibirité, também prestigiaram o evento.
O professor de educação física da escola integrada no Barreiro, Tiago de Paula, 27, relatou gostar do evento pelo seu envolvimento na área. Segundo ele, “A prática, vir, observar é muito mais valoroso”, afirma. O educador conta que busca a inclusão de seus alunos com deficiência aproximando-os por meio do esporte.
A equipe conta com a presença de uma mulher, a atleta Mariana Damasio Castilho, 21, que cursa fisioterapia na Puc Minas. A jovem que tem paralisia cerebral diz que sua principal motivação para jogar é o amor pelo futebol, “O que me motivou foi a vontade de jogar e saber que o futebol era minha vida. Eu sou completamente apaixonada por esse esporte e estar dentro do esporte paralímpico hoje é um grande presente pra mim”, conta.
Mariana diz ainda não ter nenhum problema com os meninos, que são maioria, da equipe, “fui muito bem recebida pela equipe toda, eu vou pra cima, eles também vem pra cima, e assim a vida segue”, disse. Lina Vitarelli, 31, comissora técnica da APEBH, revela sua alegria em ter a jovem como integrante, “Ter a Mariana na equipe é essencial, é fundamental ter uma mulher para que outras possam vir a praticar, a nossa expectativa é ter, sim, um time bem mesclado”, afirma.
Lina ainda conta sobre a importância desses eventos para toda equipe e a sociedade, “eu tenho a sensação de que pouca gente sabe das possibilidades do paradesporto. Estar ali na Savassi, movimentar a manhã, mostrar aquilo que a gente faz e a qualidade do nosso esporte, além de divulgar a associação, é muito importante”, revela.
por: Amanda Alether , 11 junho de 2017